A rainha dinamarquesa Margrethe II inaugurou um novo museu dedicado ao autor de obras infantis (como A Pequena Sereia) Hans Christian Andersen em sua cidade natal, Odense, após um projeto de reforma que durou 10 anos.
Projetado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma, que também criou o novo estádio olímpico de Tóquio, o museu custou cerca de 390 milhões de coroas dinamarquesas (R$ 310 milhões), patrocinado em sua maior parte por fundações privadas.
“A ideia por trás do projeto arquitetônico se assemelha ao método de Andersen, em que um pequeno mundo de repente se expande para um universo maior”, explicou Kuma antes da inauguração.
Veja também:
- Louvre: toda a coleção de 480 mil obras de arte do museu de Paris está agora disponível online!
- Dinamarca abre primeiro Museu da Felicidade do mundo
- Tour virtual: 10 museus para visitar sem sair de casa
Dois terços do museu de madeira e vidro são subterrâneos e estão localizados em um vasto jardim com passarelas pavimentadas e arbustos altos aparados. Uma declaração descreveu a estrutura como “fluindo para um universo infantil mágico” e acrescentou que “se entrelaça com um jardim mágico labiríntico”.
Andersen nasceu em 1805, filho de pais pobres, antes de ganhar fama global por trabalhos que incluem “A Pequena Sereia”, “O Pato Feio”, “As Novas Roupas do Imperador” e “A Princesa e a Ervilha”. “É nossa esperança que nós, com o novo museu, estejamos nos aproximando do núcleo do universo de H C Andersen”, disse o comunicado do museu.
Veja também:
- Hotéis em Buenos Aires enfrentam crise com 70% dos estabelecimentos fechados
- Rainha Elizabeth lança coleção de roupas e brinquedos para cachorros
- Veja quanto custa ter os vestidos de noiva inspirados nas princesas da Disney
Fonte: AFP
Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site www.desejoluxo.com.br